quinta-feira, 14 de maio de 2015

História da publicidade no Brasil.

Você já parou pra pensar um pouco sobre um todo em relação a história da publicidade?
Como ela começou? De onde ela veio? Quais foram às primeiras propagandas ou comerciais? Que tipo de técnicas eram utilizadas? Aqui no Brasil, quando ela surgiu?

Enfim, a publicidade existe desde a antiguidade, porém ganhou maior destaque após a revolução francesa. Ela tem a função de divulgar ideias públicas associadas às empresas, produtos, serviços, e comércio.
Atualmente, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Médicos, Engenheiros entre outros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros e a própria ciência também vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros tipos de mídias.




No Brasil, os atos publicitários começaram por volta de 1809 e eram realizados em forma de classificados, se vendiam ou compravam imóveis, escravos, além de procurá-los quando fugitivos.





No final do século XIX os anúncios (grandes e com muitas figuras) começaram a ser publicados em jornais ou em praças publicas e instituições.



Em 1913 surge a primeira agência de propaganda no Brasil, Eclética. A qual contratava escritores e artistas para prepararem os textos e ilustrações dos anúncios, que eram anunciados nos principais meios de comunicação como, revistas, jornais, cartazes e mala-direta. Os principais clientes eram Ford, Texaco, Kolynos, Palmolive, Aveia Quaker, Sabonete Euacalol, Biscoitos Aymoré, entre outros.

Na década de XX chega ao Brasil o rádio, que seria um ótimo meio comunicacional e um marco na publicidade Brasileira. O General Motors tinha um departamento de publicidade desde 1926, porém que se desenvolveu em 1929. Foi aí que entrou a primeira grande agência multinacional no Brasil: JWThompson.


Entre 1930 e 1940 surgiram os SPOTS e outdoors,  na década de 50 surgem os Jingles e promoções de dia dos pais e dia das mães que aqueceria o período mais fraco do comércio, o que hoje tornou-se um dos períodos que mais movimentam dinheiro.
Em 1949 há um convênio entre as principais agências para a fixação de normas e padrão para a regulamentação da propaganda, surgindo então a ABAP (Associação Brasileira de Agências de Propaganda).
Em 1950 começa a funcionar a TV brasileira, que em pouco tempo foi se tornando o meio de comunicação preferido da população e superando as arrecadações publicitárias das rádios. Na mesma época vai surgindo também as estratégias como promoções, pesquisas de mercado, entre outros.
Em 1951 é criada a Escola de Propaganda do Brasil e em 1953 a Fundação Getúlio Vargas cria um curso de marketing em sua pós-graduação.
Na década de 60/70 o governo militar da ditadura, ciente do poder de comunicação de massa, passa a ser um dos principais anunciantes (Como nas guerras da Europa e EUA).
Entre 80 e 90 surge o  CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária).
 No 1987 já existia mais de 2 mil agências de publicidade no Brasil.
Entre 90 e 2000 é consolidada a TV por assinatura. Surge a MTV (primeira emissora segmentada do país). E é lançado o Código de Defesa do Consumidor. Em 95 a internet começa a modificar o mercado e ganha status de nova mídia.

Assista o vídeo e entenda muito mais sobre a publicidade no nosso País: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário