Você
já parou pra pensar um pouco sobre um todo em relação a história da
publicidade?
Como
ela começou? De onde ela veio? Quais foram às primeiras propagandas ou
comerciais? Que tipo de técnicas eram utilizadas? Aqui no Brasil, quando ela
surgiu?
Enfim,
a publicidade existe desde a antiguidade, porém ganhou maior destaque após a
revolução francesa. Ela tem a função de divulgar ideias públicas associadas às
empresas, produtos, serviços, e comércio.
Atualmente,
todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Médicos,
Engenheiros entre outros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas
anunciam suas exposições, seus discos, seus livros e a própria ciência também
vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus
congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros tipos
de mídias.
No
final do século XIX os anúncios (grandes e com muitas figuras) começaram a ser
publicados em jornais ou em praças publicas e instituições.
Em
1913 surge a primeira agência de propaganda no Brasil, Eclética. A qual
contratava escritores e artistas para prepararem os textos e ilustrações dos
anúncios, que eram anunciados nos principais meios de comunicação como,
revistas, jornais, cartazes e mala-direta. Os principais clientes eram Ford,
Texaco, Kolynos, Palmolive, Aveia Quaker, Sabonete Euacalol, Biscoitos Aymoré,
entre outros.
Na
década de XX chega ao Brasil o rádio, que seria um ótimo meio comunicacional e
um marco na publicidade Brasileira. O General Motors tinha um departamento de
publicidade desde 1926, porém que se desenvolveu em 1929. Foi aí que entrou a
primeira grande agência multinacional no Brasil: JWThompson.
Entre
1930 e 1940 surgiram os SPOTS e outdoors, na década de 50 surgem os Jingles e promoções
de dia dos pais e dia das mães que aqueceria o período mais fraco do comércio,
o que hoje tornou-se um dos períodos que mais movimentam dinheiro.
Em
1949 há um convênio entre as principais agências para a fixação de normas e
padrão para a regulamentação da propaganda, surgindo então a ABAP (Associação
Brasileira de Agências de Propaganda).
Em
1950 começa a funcionar a TV brasileira, que em pouco tempo foi se tornando o
meio de comunicação preferido da população e superando as arrecadações
publicitárias das rádios. Na mesma época vai surgindo também as estratégias
como promoções, pesquisas de mercado, entre outros.
Em
1951 é criada a Escola de Propaganda do Brasil e em 1953 a Fundação Getúlio
Vargas cria um curso de marketing em sua pós-graduação.
Na
década de 60/70 o governo militar da ditadura, ciente do poder de comunicação
de massa, passa a ser um dos principais anunciantes (Como nas guerras da Europa
e EUA).
Entre
80 e 90 surge o CONAR (Conselho Nacional
de Auto Regulamentação Publicitária).
No 1987 já existia mais de 2 mil agências de
publicidade no Brasil.
Entre
90 e 2000 é consolidada a TV por assinatura. Surge a MTV (primeira emissora
segmentada do país). E é lançado o Código de Defesa do Consumidor. Em
95 a internet começa a modificar o mercado e ganha status de nova mídia.
Assista o vídeo e entenda muito mais sobre a publicidade no nosso País:
Nenhum comentário:
Postar um comentário