O que dizer sobre um comercial que nem todos
entenderam mas que teve uma música que perturbou a cabeça de muita gente ?
Em 29 de julho de 2011 a Nissan lançou na TV aberta o comercial "Pôneis malditos" onde
se fazia uma sátira à potência dos motores rivais da montadora, comparando-os
aos animaizinhos. O vídeo foi criado pela agência publicitaria Lew’Lara,
chegando a duas premiações sendo ouro na premiação "El Ojo", da Argentina na categoria filmes, e no "Yahoo! Big
Idea Chair 2011" ,sendo o nono vídeo mais compartilhado no mundo em 2011,
teve mais de 5 milhões de visualizações no Youtube, e a campanha permaneceu no topo dos trending topics do Twitter durante dois dias
inteiros no Brasil no
ranking global, o termo "pôneis malditos" também emplacou rapidamente.
Com o vídeo, o veículo havia vendido 81% a
mais que no mesmo período de 2010.
A campanha
chegou a ser investigada pelo CONAR (Conselho Nacional de Auto-regulamentação
Publicitária), por ter recebido cerca de 30 denúncias vindas de diferentes partes
do Brasil. Foi analisada pelo órgão por fazer a associação de figuras infantis
- no caso, os pôneis em desenho animado - com a palavra "malditos".
Além disso, tiveram outras reclamações como o “Te quiero” dito pelo
pequeno cavalinho que passava a impressão de deboche aos concorrentes
produzidos na Argentina. O comercial não foi o primeiro da Nissan que
gerou polêmica, nem o primeiro a ser tirado do ar.
A
integração dos pôneis foi completa. Enquanto a campanha avisava os
telespectadores sobre a nova brincadeira, outra corria em paralelo na
internet.
A versão digital continha o complemento que acabou
por ser o combustível da ação. O pônei que até então era “fofo” ficava
amaldiçoado e pedia aos internautas que espalhassem o vídeo para 10 pessoas. Do
contrário, a maldição faria com que a música “grudasse como chiclete” na mente
de quem a ouviu.
A Nissam, juntamente com sua
agencia publicitaria divulgava esses estilos de campanha, como estratégia, explorando
a forma de fazer Marketing, os virais, afinal
de contas o “ proibido” poderia gerar curiosidade. Dessa forma a empresa esperava
que a marca fosse lembrada pelos consumidores ao comprar seus carros. Talvez se
o seu carro enguiçasse no trânsito e você estivesse com seu filhinho(a) ele
possivelmente poderia cantar a você:
“Pôneis malditos,
pôneis malditos lálálálálááááááá... tá vendo mamãe/papai você não comprou um
Nissan, deu nisso…”
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