sábado, 9 de maio de 2015

Você se lembra dos Pôneis Malditos?


 O que dizer sobre um comercial que nem todos entenderam mas que  teve uma música  que perturbou a cabeça de muita gente ?


Em 29 de julho de 2011 a Nissan lançou na TV aberta o comercial "Pôneis malditos" onde se fazia uma sátira à potência dos motores rivais da montadora, comparando-os aos animaizinhos. O vídeo foi criado pela agência publicitaria Lew’Lara, chegando a duas premiações sendo ouro na premiação "El Ojo", da Argentina na categoria filmes, e no "Yahoo! Big Idea Chair 2011" ,sendo o nono vídeo mais compartilhado no mundo em 2011, teve mais de 5 milhões de visualizações no Youtube, e a campanha permaneceu no topo dos trending topics do Twitter durante dois dias inteiros no Brasil no ranking global, o termo "pôneis malditos" também emplacou rapidamente.
 Com o vídeo, o veículo havia vendido 81% a mais que no mesmo período de 2010.
  A campanha chegou a ser investigada pelo CONAR (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária), por ter recebido cerca de 30 denúncias vindas de diferentes partes do Brasil. Foi analisada pelo órgão por fazer a associação de figuras infantis - no caso, os pôneis em desenho animado - com a palavra "malditos".  Além disso, tiveram outras reclamações como o “Te quiero” dito pelo pequeno cavalinho que passava a impressão de deboche aos concorrentes produzidos na Argentina. O comercial não foi o primeiro da Nissan que gerou polêmica, nem o primeiro a ser tirado do ar.
A integração dos pôneis foi completa. Enquanto a campanha avisava os telespectadores sobre a nova brincadeira, outra corria em paralelo na internet. 
A versão digital continha o complemento que acabou por ser o combustível da ação. O pônei que até então era “fofo” ficava amaldiçoado e pedia aos internautas que espalhassem o vídeo para 10 pessoas. Do contrário, a maldição faria com que a música “grudasse como chiclete” na mente de quem a ouviu.
A Nissam, juntamente com sua agencia publicitaria divulgava esses estilos de campanha, como estratégia, explorando a  forma de fazer Marketing, os virais, afinal de contas o  “ proibido” poderia gerar  curiosidade. Dessa forma a empresa esperava que a marca fosse lembrada pelos consumidores ao comprar seus carros. Talvez se o seu carro enguiçasse no trânsito e você estivesse com seu filhinho(a) ele possivelmente poderia cantar a você:
 “Pôneis malditos, pôneis malditos lálálálálááááááá... tá vendo mamãe/papai você não comprou um Nissan, deu nisso…”



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