Boa
tarde!
Um
grande ícone do mercado de Smartphones, Steve Jobs veio a falecer em
2011. Mas ainda em vida, deixou um legado enorme à marca em que ele
se destacou, a Apple, além de grandes aprendizados para alavancar o
Marketing de uma empresa. Os 10 principais podemos ver aqui:
Steve Jobs |
Criação
de produtos inovadores
Steve
Jobs era um gênio que conseguia prever o mercado, identificar
necessidades de consumidores atuais e futuros, conseguia produzir
além do seu tempo. Quando projetou o iPod, entendeu que o CD estava
em seu término, e era necessário um produto leve e dinâmico para o
consumo de música, foi o término do Walkman dominado pela Sony e a
criação de plataformas de músicas digitais. Criar produtos
inovadores é entender os conceitos de marketing e colocar em prática
de forma inteligente.
Comportamento
do consumidor
Steve
Jobs nunca gastou muito dinheiro em pesquisa de comportamento do
consumidor, ele tinha uma frase genial “Os consumidores não sabem
o que querem até que ofereçamos a eles” ou seja, o desejo é
criado dentro dos consumidores. Surreal! Criar o desejo através de
produtos inovadores. Quando a Apple lança algum produto, o resultado
são filas de mais de 20 km com um publico consumidor que passa uma
madrugada aguardando o lançamento de um produto. Isso é conhecer o
comportamento do consumidor, e é marketing quando consegue criar o
desejo ardente no consumidor.
Comunicação
O
marketing é feito de comunicação, existe um dito na administração
que é antigo e verdadeiro “A propaganda é a alma do negócio”
sem propaganda não é possível gerar nos clientes uma experiência
incrível, surreal, pois será gerado apenas simples momentos com
aparelhos digitais, a Apple e Steve Jobs não gostam de gerar
momentos, sua meta é experiências surreais, e isto é feito através
de uma comunicação inteligente. As apresentações de Jobs eram
momentos fantásticos, capazes de levar estagiários a perderem o
emprego para acompanha-la ao vivo pela web. Eu quase perdi uma vez.
Fidelização
de clientes
Como
já citei acima o publico da Apple é um apaixonado e fiel . Não
importa o produto que será lançado, o nome Apple significa e
desperta paixão neles. São defensores das tecnologias da empresa,
encantados com todos os aspectos inovadores da marca e dos produtos.
Este cliente fiel da Apple, fez da organização um codinome paixão.
24 por dia apaixonados por detalhes e inovações. É tanta paixão
que qualquer inovação nos produtos já existentes leva sites e
lojas a ficarem lotadas, como o Iphone 4.1, Iphone 4.1 S, este S já
é capaz de modificar o coração e o bolso dos consumidores, pois
deixam de utilizar o 4.1 e querem o 4.1 S, é assim que a Apple faz
marketing em 2015.
A preocupação com design e com a forma é uma característica jobiana, quando utilizou a tecnologia de toque na tela como forma de contato no iPhone e iPad, modificou por mais de dez vezes o formato do celular até que tamanho fosse de uma mão, para o manuseio e o transportado com facilidade. A tecnologia de toque na tela já existia, porém Jobs conseguiu inovar e fazer com perfeição sua utilização
Apresentações perfeitasSteve Jobs ficava por mais de 10 dias treinando apresentações perfeitas, oratória simples, a roupa casual camiseta preta, calça jeans e um tênis. Nada de ternos e gravatas. Porém apresentações com um sentimento pelo produto singular, cada detalhe da apresentação, todos os segundos, as mídias que serão envolvidas, o canais de comunicação. Tudo perfeito, conteúdo, paixão e forma. Para que a apresentação fosse como a final de uma copa do mundo.
Investimento
no produto certo
Quando
Steve Jobs retornou a Apple, a empresa estava em crise, comentava-se
naquele ano que ela já não era lucrativa, sendo necessárias
reformas. Steve Jobs ficou quase um ano, trabalhando em uma nova
Apple, eram muitas pessoas e projetos. Steve Jobs ficou com apenas 6
projetos, um deles o Ipod, demitiu funcionários e acrescentou
outros. Cortou custo desnecessário e assim a Apple voltou ao sucesso
mundial. Nada de gastos desnecessários. Marketing é saber onde
utilizar o recurso de forma inteligente, quando uma empresa faz um
planejamento de marketing, define onde o recurso será utilizado com
inteligência, qual tipo de comunicação, qual publico irá
alcançar, quais os canais de distribuição, quais pessoas serão
utilizadas. Steve Jobs criou uma forma inteligente de fazer
marketing.
Pessoas
em corretas funções
Pessoas
nas funções corretas é uma premissa para marketing com excelência.
Quando Jobs, demitiu e contratou entendia que está premissa era
válida, outra característica de Jobs que eu adorava era a
humildade, ela sabia do que era bom, porém também sabia do que não
era. Para fazer marketing pessoal, o primeiro passo é o auto
conhecimento, quem sabe de suas qualidades, defeitos, características
pessoas, consegue criar um marketing pessoal com qualidade, sem auto
conhecimento não é possível fazer marketing pessoal, consertas
imagens e criar uma nova perspectiva da mesma. O auto conhecimento é
muito importante e Jobs o tinha. Delegando funções e abraçando as
que ele adorava trabalhar.
Simplicidade
A
simplicidade é notória no visual utilizado por Jobs. Esta
simplicidade de quem não utiliza pesquisa de consumidor, porém ama
oratória, design e inovação. Jobs era simples.
Criatividade
24 horas por dia
Todas
as organizações que propõem a prática da inovação são imersas
em criatividade, a Apple de Jobs não era diferente, fazer marketing
exige criatividade, em todos os processos, em desenvolvimentos de
produtos, e seleção de pessoas, no processo de transmissão de
valores visando a satisfação de necessidades e desejos de
consumidores, gerar valor é utilizar de forma criativa mídias e
projetos. Sem a criatividade, o marketing torna-se obsoleto. A Apple
foi e é um celeiro de criatividade. O líder criativo é uma
concepção moderna, e verdadeira para organizações e o marketing.
Fonte:
www.administradores.com.br
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