Em 2010, a marca promoveu uma ação ousada denominada “Chuva de Twix”. Como um enigma, a campanha de marketing explorava dados históricos até então desconhecidos que culminaram no anúncio de um tal fenômeno natural, chamado de “Chuva de Twix”, que ocorreu no dia 30 de maio em plena Avenida Paulista em São Paulo, onde 16 mil tabletes do chocolate literalmente caíram do céu. Amplamente divulgada em redes sociais, a ação acabou gerando uma repercussão negativa para a marca depois de ser restrita devido ao enorme número de pessoas que compareceram ao local.
Em 2012 a marca lançou sua mais nova campanha global. Ter que dividir um TWIX é algo que ninguém deseja. Mas quando isso acontece, qual lado você escolhe: O TWIX da esquerda ou da direita? A campanha criada pela agência BBDO conta a “história” da criação do tradicional chocolate, pensado inicialmente como uma única barra, até que os inventores brigaram e decidiram ir cada um para um lado (dando origem as duas fileiras). Cada um acabou construindo sua própria fábrica para produzir o chocolate. Uma delas produzia o TWIX da esquerda e a outra fabricava o do lado direito. A empresa, de forma bem-humorada, garante que o caso é “absolutamente real”.
A EVOLUÇÃO VISUAL
No decorrer dos anos o logotipo de TWIX passou por algumas marcantes modificações, mas sempre manteve a imagem irreverente e divertida da marca, além é claro da cor vermelha. Quando foi introduzido no mercado americano, em 1979, o logotipo original continha a frase “Twin Bar”. A identidade visual da marca passou por remodelações nos anos de 1982, 1988 e 1996.
Na última modificação ocorrida em 2010, a marca apresentou uma nova tipografia de letra. Porém, a maior mudança ocorreu em relação ao pingo da letra “i”, onde duas barras paralelas do tradicional chocolate representam o sinal de “pausa”, conceito totalmente ligado ao posicionamento da marca no mercado mundial. A identidade visual fazia parte do alinhamento global da marca, que trazia um logotipo mais moderno e limpo.
A tradicional embalagem de TWIX também ganhou um novo visual, que apresentava o novo logotipo em maior destaque, além de um visual mais chamativo.
OS SLOGANS
Try both, and pick a side. (2012)
Pause like you mean it. (2010)
Two great tasting bars. Happy together. (2008)
Chew it over with Twix. (2004)
One great bar after another. (2004)
Twix it up. (2004)
It’s all in the MIX. (2000)
Need a moment? Chew it over with Twix. (anos 2000)
Run for your Twix biscuits! (1994)
Two for me, none for you. (anos de 1990)
Twix fits. (1989)
No maior mix. (Brasil)
Invente uma pausa. Abra um TWIX. (Brasil)
Invente uma pausa para o seu Twix. (Brasil)
A MARCA NO MUNDO
Os chocolates TWIX são comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo com forte presença no mercado europeu e americano, oferecendo nos dias de hoje inúmeras versões, além de uma deliciosa linha de sorvetes. A marca tem faturamento anual superior a US$ 1 bilhão. Desde sua criação já foram criadas mais de 35 versões do tradicional chocolate, algumas delas sazonais e para determinados mercados.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO TWIX
O irresistível sabor do chocolate cremoso, caramelo macio e biscoito crocante em uma combinação incrível e absurdamente deliciosa para saborear a qualquer momento. O chocolate TWIX é a refeição saborosa e ideal para fazer uma pausa relaxante na escola, no trabalho, no passeio com a família ou até em momentos de puro tédio. Por isso, TWIX torna qualquer coisa que você faça mais divertida.
A história
Um dos chocolates mais famosos do mundo foi introduzido no mercado inglês no ano de 1967 pela subsidiária britânica da Mars, uma tradicional empresa americana fundada em 1911, com o nome oficial de TWIX CARAMEL COOKIE BAR. O produto inovador era uma irresistível combinação de bolacha recheada de caramelo e recoberta com o mais puro chocolate ao leite. Apesar do sucesso no mercado inglês, somente em 1975 o produto foi introduzido em outros países da Europa e posteriormente, em 1979, nos Estados Unidos, onde rapidamente se tornou popular, comercializado em uma inconfundível embalagem dourada. Nos anos seguintes a marca TWIX começou a introduzir novas versões do chocolate no mercado, como por exemplo, em 1983 quando lançou nos Estados Unidos o PEANUT BUTTER TWIX, onde o recheio cremoso de caramelo foi substituído pela tradicional manteiga de amendoim. Esta foi a primeira variação da receita original.
Durante anos o chocolate comercializado com o nome de RAIDER em países como Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Portugal e Suécia, porém, a partir de 1991, como parte de um plano de globalização e unificação de imagem da marca, foi introduzida uma enorme campanha publicitária para troca de nome com o slogan “Raider is now called Twix...nothing else changes”. Porém em países como a Alemanha a troca do nome não foi bem vista pelos consumidores inicialmente, causando queda nas vendas.
Ainda nesta década foi lançada a versão do tradicional chocolate em pequenas miniaturas, que se tornou extremamente popular em datas comemorativas, como por exemplo, natal, dia dos namorados, dia das bruxas e páscoa; além da versão maior do tradicional chocolate (batizada de TWIX KING SIZE). A marca também iniciou o lançamento das famosas edições limitadas, onde TWIX ganhava sabores e ingredientes inusitados, como por exemplo, laranja e a versão Cookies ’N Cream (com pedacinhos de chocolate e creme). A força da marca TWIX foi estendida para novas categorias de produtos, como por exemplo, o lançamento em 1995 de sorvetes em barras, cones e massa, comercializados hoje nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
O chocolate que está presente no Brasil desde 1996 (inicialmente importado e a partir de 2005 com produção local) se tornou popular através do slogan “Invente uma pausa para o seu Twix”. Após anos sem apresentar grandes novidades, em 2005, o tradicional chocolate ganhou novas variações, como por exemplo, com chocolate amargo, batizada com o nome de DARK CHOCOCLATE TWIX, e com chocolate branco (disponível na Austrália e sazonalmente na Europa e Estados Unidos como edição limitada). No ano seguinte, em edição especial, foi lançado na Austrália o TWIX com recheio de menta, que já havia sido introduzido no reino Unido no começo da década.
Além disso, sabores diferentes, e muitos deles sazonais, foram introduzidos, como por exemplo, o TWIX COFFEE (chocolate com mistura de café lançado na região asiática), TWIX com sabor de laranja (relançado na Europa como edição especial), TWIX CAPPUCCINO (introduzido em 2007 na Polônia como edição limitada), TWIX JAVA (com sabor de café lançado nos Estados Unidos em 2008), TWIX TRIPLE CHOCOLATE (uma combinação deliciosa onde o biscoito e o caramelo de TWIX ganham o sabor de chocolate, com sua tradicional e irresistível cobertura de chocolate ao leite) e mais recentemente o TWIX FINO (com um terço das calorias que o chocolate original) e o TWIX COCONUT (com recheio de coco).
Em 2014 a marca lançou mais uma grande novidade: TWIX BITES, pequenos cubos do tradicional chocolate comercializados em embalagens com várias unidades. Depois de quase 50 anos de mercado, quando chega o momento daquela pausa para descanso, é hora de TWIX em dobro. Afinal, as barras gêmeas de biscoito, caramelo e chocolate representam a possibilidade de compartilhar e relaxar.
VOCÊ SABIA?
● O nome TWIX é uma combinação das palavras Twin Sticks (algo como “palitos gêmeos”), forma como o chocolate é comercializado (duas fileiras).
● TWIX se tornou popularmente conhecido como o “chocolate dourado” em virtude da sua chamativa embalagem em dourado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário